NOTÍCIAS

Saiba as novidades sobre a ABSM

São nossos anjos, nossos guardiões: São nossos Enfermeiros
12/05/2020
por Comunicação Social ABSM

A palavra Enfermeira(o) se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas palavras, adaptadas ao inglês durante o século XIX, se transformaram na palavra Nurse que significa Enfermeira.

Como vemos, a palavra “mãe” está presente até na formação do nome da profissão destes heróis da saúde, que muitas vezes nos acompanham desde o nosso nascimento até a nossa morte, como verdadeiros anjos guardiões. Nossos parabéns a todos Enfermeiros e Enfermeiras nesta data em que celebramos a Semana da Enfermagem no Brasil.
A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), foi instituída em 1940. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880.

– Florence Nightingale (1820-1910), de nacionalidade britânica, foi a fundadora da Enfermagem moderna. Pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia. Fundadora da Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a história da Enfermagem contemporânea.

– Ana Néri (1814-1880) Considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. Cumpriu seu ofício na Guerra e seu nome foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal brasileiro, em 1923.
Em 12 de maio de 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”.

A direção do Hospital Nossa Senhora das Graças, parabeniza a todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem pela escolha em cuidar de vidas, fazendo da profissão, muitas vezes um ato de heroísmo em prol da saúde e da vida das pessoas.