NOTÍCIAS

Saiba as novidades sobre a ABSM

Justa homenagem a Moacyr Scliar
18/08/2020
por Comunicação Social ABSM

A corrida por mais leitos de UTI no Rio Grande do Sul para dar conta da demanda de pacientes em meio à pandemia do novo coronavírus ganha mais reforço. Os gestores do Hospital Beneficência Portuguesa anunciaram oficialmente a conclusão da revitalização de área do prédio histórico onde foram disponibilizados 19 leitos de terapia intensiva, sendo dois deles de isolamento total, com ponto de hemodiálise. As obras foram finalizadas nos últimos dias de Julho e a unidade estará liberada para uso nos próximos dias, estando em fase de contratação e capacitação de pessoal.

O diretor executivo da Associação Beneficente São Miguel, gestora do Beneficência, Ricardo Pigatto, informou que a estrutura poderá ser usada por convênios e pacientes particulares e que a instituição também ofereceu dez leitos para a prefeitura da Capital para atender o SUS. A demanda por vagas para doentes de Covid-19 ainda cresce a cada dia e essa boa notícia, que contou ainda com o apoio da iniciativa privada, com investimentos da Porto Alegre Clínicas vem a somar neste momento de pandemia porque passa o País.

Como forma de homenagear uma das personalidades que nasceram no Hospital Beneficência Portuguesa, lembra o Dr Rafael França, presidente da Associação São Miguel, que a direção decidiu nomear a nova unidade de “UTI Moacyr Scliar”, que além de nascer na casa também atuou como médico e atendeu a milhares de portoalegrenses com a mesma reputação que construiu na literatura. No mesmo andar está instalado o Complexo Hospitalar São Miguel, composto pela UTI, Bloco Cirúrgico, CME e Sala de Recuperação.

A FAMÍLIA

O primeiro contato, feito através da assessoria de comunicação da Associação São Miguel, foi com a esposa do escritor, Judith Sclyar. Em um encontro presencial, porém dentro de todos os cuidados necessários, o diretor executivo da São Miguel Ricardo Pigatto, o jornalista Lannes Osorio e o diretor executivo da Porto Alegre Clínicas, Kleber Schimomukay, foram recebidos no apartamento da família. O projeto da menção foi apresentado à professora Judith que recebeu com carinho e gratidão a iniciativa.

Em outra manifestação pelo reconhecimento, Wremyr Scliar, irmão de Moacyr, através de e-mail enviou ao hospital essa mensagem:
“Ficamos emocionados pela lembrança do nome do meu irmão Moacyr Scliar para denominar a unidade de terapia intensiva da Beneficência Portuguesa. E o objetivo dessa mensagem é externar nossa emoção ao tomar conhecimento da decisão da direção. Agradecemos pela lembrança; uma homenagem digna e muito compatível com sua personalidade e ofício de escritor. Nasceu nesse hospital o Moacyr. Minha mãe, a professora Sara Scliar, era fidelíssima ao hospital, e seus médicos, todos reconhecidos na época (Odone, Marsiaj) somente utilizavam esse hospital. Lembro dos seus corredores com ladrilhos, seus corredores largos, e o elevador com portas pantográficas que exigia uso manual. Eu mesmo tive extração de amígdalas nesse maravilhoso hospital”.

Wremyr colocou à disposição da instituição seu acervo de registros fotográficos pessoais ainda inéditos publicamente, para que seja compartilhado com as pessoas, em um painel que será confeccionado e instalado nas dependências da nova UTI.