NOTÍCIAS

Saiba as novidades sobre a ABSM

Hospital Beneficência Portuguesa celebra com emoção, música, novos projetos, serviços e alas como presente de 151 anos
29/06/2021
por Comunicação Social ABSM

Celebrado com direito ao parabéns executado pela centenária banda da Brigada Militar de Porto Alegre, o aniversário dos 151 anos do Hospital Beneficência Portuguesa emocionou a todos os presentes, entre eles, muitos nascidos na casa, que foi o segundo hospital criado em Porto Alegre.

Com um misto de historicidade, valorização arquitetônica e ampliação do rol assistencial em saúde da capital dos gaúchos, o evento contou com uma visita guiada nas novas alas e instalações, como a Unidade I-B, totalmente revitalizada e que contará com 32 leitos, reabertura da capela – espaço ecumênico revitalizada e disponibilizado aos profissionais de saúde, pacientes, clientes, e à toda a comunidade e o lançamento do projeto “Brilha Beneficência” que prevê a restauração e iluminação da fachada histórica e dos pátios internos do Cristo e do Chafariz.

Abriu o evento o diretor executivo da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), gestora do Hospital, Ricardo Pigatto, ressaltando a importância do apoio das famílias de todos os profissionais e colaboradores envolvidos nas ações e projetos do hospital: “nosso esforço iniciou com o desafio assumido em 4 de Julho de 2018 com uma nova história do HBP sob a gestão da ABSM, onde revitalizamos espaços importantes como: Pronto Atendimento 24 horas, Unidades de Internação, Cozinha/Refeitório, Sala Cirúrgica e Serviços de Endoscopia, Colonoscopia, e Oncologia”.

Pigatto anunciou ainda a previsão de até o final de Agosto deste ano, entregar um Centro de Alta Complexidade com três salas cirúrgicas, nove leitos de recuperação e um CME. “…estamos provendo além de saúde, cerca de 150 novas vagas de emprego, que trarão renda e mais qualidade de vida à centenas de famílias”, finalizou Pigatto.

Mauro Sparta, secretário de Saúde de Porto Alegre disse que o município não medirá esforços para apoiar os projetos do Hospital, ressaltou o amor que o portoalegrense tem pela instituição e desejou sucesso e saúde a todos os envolvidos.

Rafael França, presidente da ABSM enalteceu aos profissionais de saúde e colaboradores que enfrentam as dificuldades trazidas pela pandemia em esforço constante e readaptação para a cada dia salvar mais vidas. França é oncologista e atua na linha de frente desde a abertura da UTI, em janeiro deste ano.

O Arquiteto Claudio Gióda apresentou o projeto Brilha Beneficência com a representação de imagens em 3D e uma maquete que foi mostrada aos presentes, ilustrando como será a iluminação da fachada. Ressaltou o trabalho coletivo e agregador de valores, pessoas e experiências dos Arquitetos Voluntários e parabenizou a todos pelo evento.

Estiveram presentes: Mauro Sparta, Secretário de Saúde de Porto Alegre, Julio Cesar Ruivo diretor presidente do Ipe, Marcos Rowinski, vice-presidente do SIMERS; Gabriel Freitas Gonçalves (IBCM), Carlos Filipini, Cristiano Moraes e Camile Dala Nora (Nova Radicom), Leonardo Ribeiro, representando o Senador Lasier Martins, Vilmar Moraez, representando o Dep. Tiago Duarte, Jefferson Boeira, diretor municipal da região metropolitana e Luciane Beiró, diretora da atenção hospitalar municipal.

Dos Arquitetos Voluntários, Claudio Gióda, Daniela Giffoni, Cristina Maluf e a jornalista Aline Moura, e o Padre Fabiano Colares, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, que ao final agraciou a todos e ao hospital com uma benção religiosa.