NOTÍCIAS

Saiba as novidades sobre a ABSM

Graças implanta sistema de TRR para respostas mais rápidas nas emergências
11/09/2020
por Comunicação Social ABSM

Nos tempos de hoje, rapidez nas soluções de problemas são imprescindíveis para praticamente todos os setores e serviços da sociedade. Diante desta necessidade, o Hospital Nossa Senhora das Graças, de Canoas, está aplicando mais uma importante medida em benefício da eficácia, da capacidade e da solução ágil no atendimento de seus pacientes.

A direção do hospital implantou um sistema nomeado de TRR –Time de Resposta Rápida. Uma equipe sempre pronta para atender casos de emergência em pacientes internados 24 horas.

Times de Resposta Rápida fazem parte de um sistema (Sistemas de Resposta Rápida) de atendimento intra-hospitalar, cujo objetivo é a prevenção de agravos de pacientes internados. Os TRRs podem ser liderados por médicos (Times de Emergência Médica) ou por enfermeiros, sendo que sua ativação costuma ser realizada através de rápida comunicação, com critérios de disparo bem definidos e protocolados previamente.

O principal objetivo, segundo o médico gerente responsável pelas UTIs e Emergências do Graças, Emmanuel Rath Bonazina “é reduzir o número de paradas cardiorrespiratórias (PCRs) não esperadas, a qual seria o principal agravo do paciente internado”. Para isso, explica, “utilizam parâmetros objetivos, como acompanhamento integral de possíveis alterações dos sinais vitais e subjetivos, onde se pode prever as PCRs. Vários modelos foram testados e são utilizados pelo mundo, com variações tanto na ativação como no atendimento”.

De acordo com o presidente da ABSM, gestora do Graças, Dr. Rafael França, “com essa medida, o hospital se enquadra entre as instituições de saúde modernizadas e com sistema de inteligência adequado à realidade, onde a rapidez e a capacidade de atendimento das equipes faz toda a diferença. Essa é uma adequação que vai de encontro com a filosofia de trabalho da atual gestão”, definiu França.